Brasília – O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) anunciou, nesta sexta-feira (10), a decisão de restabelecer as alíquotas de importação de 73 produtos químicos anteriormente contemplados na Resolução 353/2022. A medida visa reverter a redução de 10% no imposto sobre as importações desses produtos, bem como de milhares de NCMs de diversos setores econômicos.
A iniciativa surge em resposta aos impactos adversos que afetaram a indústria nacional, motivados pelo notável aumento das importações e pela variação específica nos preços. O setor reportou um incremento de 47% no volume de importação em relação à demanda interna, no período de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Com a restauração das tarifas normais, as alíquotas de importação para os 73 produtos químicos experimentarão um acréscimo entre 0,4 e 1,4 ponto percentual, irão restaurar o equilíbrio no mercado e mitigar os efeitos negativos sobre a produção doméstica.
Essa medida, adotada pela Gecex-Camex, evidencia o compromisso em salvaguardar a competitividade e a sustentabilidade da indústria nacional, assegurando a estabilidade econômica em meio aos desafios impostos pelas dinâmicas do comércio internacional. O ajuste nas alíquotas reflete a necessidade de preservação da integridade do setor químico, vital para a economia brasileira.
Por Equipe Comex do Brasil